Talvez esse conceito ainda não faça parte do seu cotidiano, mas de acordo com o Chris Howard, Global Chief of Research na Gartner, essa é uma das tendências estratégicas de tecnologia de 2024.
Mas calma que nós te explicamos. O termo pode ser entendido como uma nova classe de clientes que está emergindo à medida que mais dispositivos inteligentes são conectados à internet e mais pessoas usam assistentes virtuais.
Eles parecem representar uma das maiores oportunidades de crescimento da década, mas o mais relevante aqui é que eles não tomam decisões como humanos.
Se pensarmos bem, com o amadurecimento desse mercado, um carro autônomo saberá quando o seu pneu furou, encontrará a oficina mais próxima, agendará um serviço e enviará à loja os detalhes sobre si mesmo.
Entende a lógica? Essa é a promessa dos clientes-máquina que operam em mercados digitais conectados – eles são os próprios consumidores.
Até 2030, executivos acreditam que pelo menos 25% de todas as compras dos consumidores e pedidos de reabastecimento das empresas serão substancialmente delegadas a máquinas. Sim, não estamos tão longe dessa realidade.
Diante desse cenário, e o impacto que isso terá nos negócios, é importante entender quem são esses consumidores máquina. A diferença entre eles e os humanos se estabelece, principalmente, na forma como tomam decisões.
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Ao contrário do que estamos acostumados, os machine customers são baseados em lógica e regras. A sua motivação é resolver um problema e suas implicações serão visíveis nas suas decisões.
Da mesma forma, com sua capacidade de processar e coletar grandes quantidades de informação, sua escolha será bem informada, sem ser influenciada pela emoção. Por último, o seu foco está na eficiência, e por isso não precisa ser encantado como uma pessoa.
É como se, ao invés de servir ao seu público-alvo, você atendesse a um Tesla, a Alexa da Amazon, a Siri da Apple ou uma geladeira inteligente.
Vamos observar nos próximos anos uma demanda crescente para entender e atender as necessidades desses novos consumidores. Por isso a importância de compreender os machine customers.
Apesar de diferentes dos clientes humanos, assim como eles, esses consumidores também precisam de experiências personalizadas. E a quantidade de dados que eles armazenam pode ser uma grande aliada desse processo.
Além disso, o investimento em tecnologia se destaca bastante. Esses clientes são pautados no ambiente digital e tem como objetivo concluir transações de forma rápida e fácil, tornando a eficiência cada vez mais importante. Interfaces otimizadas, melhorias em processos de compra, chatbots e assistentes virtuais para atendimento 24/7 são só alguns exemplos de implementações que podem ser necessárias.
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