O VTEX Day é considerado um dos maiores eventos de transformação digital do varejo na América Latina. Neste ano, ele contou com mais de 200 palestrantes e trouxe como evidência as tendências tecnológicas que podem ajudar a resolver os desafios do comércio digital.
Quer saber mais sobre o que rolou por lá? Então, vem com a gente e já se prepara para anotar as principais novidades do mercado.
A Alpargatas não poderia ficar de fora deste evento, afinal de contas, sua visão é ser uma empresa cada vez mais global, digital, inovadora e sustentável, além de ser um dos principais players do varejo nacional e internacional.
Com isso em mente, Ana Bógus (Presidente da Havaianas) e José Felipe Braga (Head de Canais Digitais da Alpargatas) participaram como convidados de palestras super interessantes sobre o futuro do comércio.
José falou sobre o papel do D2C (Direct to Consumer ou Direto ao Consumidor) na presença digital da marca. Um assunto que está cada vez mais em alta e mostrou que veio para ficar. E não tinha como ser diferente, não é mesmo? Nós estamos na era da eficiência digital.
Os consumidores se tornaram mais conectados e as marcas precisam estar atentas para um contato ainda mais próximo com eles. Novos modelos de negócio precisaram entrar em campo, e neste cenário, a estratégia D2C ganhou destaque.
Tudo aponta para que o D2C alimente o contato entre marcas e consumidores, principalmente em uma realidade cada vez mais digital. A Havaianas e a ioasys já estão um passo à frente. Com um e-commerce funcional, atendimento por WhatsApp e um aplicativo de customização exclusivo, o planejamento em curso da marca prioriza o aperfeiçoamento de seus canais de venda. E esse é apenas o começo.
E ainda tem mais: Ana Bógus participou de uma palestra sobre as lojas físicas do futuro. Afinal, embora o comércio eletrônico tenha ganhado destaque nas últimas décadas, as lojas físicas oferecem experiências únicas e tangíveis que não podem ser replicadas completamente online.
Um ambiente acolhedor, o foco no atendimento ao cliente e experiências imersivas são algumas das estratégias que as marcas devem ficar de olho para o futuro. E você pode ler mais sobre isso aqui.
Mais do que a tecnologia em si, o evento ressaltou o conceito de ter o cliente no centro do negócio. Isso não é uma estratégia nova, mas o motivo de ainda falarmos sobre esse tema é porque continuam aparecendo formas de aprimorarmos essa abordagem.
No contexto de vendas digitais, por exemplo, é necessário entender que precisamos estar onde o cliente estiver. Se ele quer fazer uma compra através do seu e-commerce, que isso seja possível através da melhor experiência possível em todos os dispositivos. Se o cliente prefere comprar por WhatsApp, que ele tenha um canal funcional com as mesmas possibilidades de qualquer outro canal. Se o cliente prefere comprar em marketplace, então que sua marca esteja presente nesse tipo de canal oferecendo todo o seu portfólio.
Ainda explorando o cliente no centro de tudo, apenas a omnicanalidade não é suficiente. É igualmente necessário investir na personalização da jornada de compras, coletar dados, descobrir suas preferências, se lembrar de decisões recorrentes e adaptar o seu fluxo para maior agilidade nas escolhas de produtos e no fechamento dos pedidos.
São os detalhes que farão a experiência do cliente ser única, excelente e fará com que ele volte mais e mais vezes.
Com a competitividade cada vez maior nos canais digitais, aqueles que conseguirem estar presente em todos os lugares e usar de forma inteligente os dados tanto das pessoas quanto das suas jornadas, para criar experiências únicas, serão os que conseguirão se destacar para atrair e reter clientes.
Outro destaque presente no VTEX Day foram as pautas relacionadas a ESG. A verdade é que o impacto social, as boas práticas e novas soluções para sustentabilidade são grandes focos para diversas corporações, e quem não estiver antenado nas novidades, vai ficar para trás.
Aqui na ioasys, nós estamos em constante desenvolvimento com os nossos compromissos de ESG. Entre alguns deles, estão a implantação da plataforma Abundace (compensação de carbono), incentivo ao plantio de árvores, nosso conselho de ética, vagas afirmativas e nosso comitê de diversidade. E esses são apenas alguns exemplos do que está sendo feito.
As práticas sustentáveis e responsáveis não apenas geram benefícios para o planeta e para a sociedade, mas também são essenciais para o sucesso financeiro e a longevidade das empresas. Essa é uma tendência que cresceu muito nos últimos anos e tem tudo para ser uma prioridade cada vez maior. Vale ficar de olho!
Do ponto de vista de tecnologia, o evento falou muito sobre Arquitetura Headless (ou “arquitetura sem cabeça”, em tradução livre), e como ela pode ser usada não só para construir produtos mais resilientes, mas também para acelerar o time to marketing das empresas.
Ok, mas o que é essa tal de Arquitetura Headless? Bom, este conceito está presente no desenvolvimento de softwares que separam a interface do usuário (front-end) da lógica de negócios e do armazenamento de dados (back-end).
Nesse modelo, o front-end não está diretamente ligado ao back-end, permitindo maior flexibilidade e independência na construção e entrega de produtos.
Com a arquitetura headless, as equipes de desenvolvimento podem trabalhar em ritmo acelerado, pois não precisam esperar que uma equipe termine seu trabalho para começar o próximo. O desenvolvimento paralelo reduz o tempo de entrega e permite que as atualizações sejam implementadas com mais rapidez.
Isso possui uma relação direta com o modelo de Fast-track Innovation, já que a arquitetura headless fornece as bases tecnológicas e a flexibilidade necessária para desenvolver e lançar produtos de forma ágil e eficiente. Quer saber mais sobre como funciona o Fast-track? É só clicar aqui.
Seguimos atentos aos próximos passos no futuro do varejo digital. E pode ter certeza, o VTEX Day foi apenas um pouco do que vem pela frente.
Na ioasys, usamos a diversidade como catalisador criativo para transformar problemas complexos em soluções simples, por meio de processos de inovação estruturados.
Assim, revolucionamos a experiência do usuário através de produtos digitais extraordinários. Saiba mais sobre o nosso trabalho!